ApresentaçãoCompetiçõesRankingAtletasDicasLinksNewsletterNotíciasInstrutores
 

Regulamento do XIII Grande Prêmio Brasil ProAcqua de FotoSub

1 - FINALIDADES:
São dois os objetivos da prova:

  1. destacar, através da fotografia, a beleza dos distintos ambientes subaquáticos do território nacional, sua fauna e flora e a interação humana ecologicamente responsável com o ambiente subaquático.
  2. descobrir novos valores que despontem na especialidade da Fotosub, orientando sua federação para que sejam admitidos no CAMPEONATO BRASILEIRO desta modalidade. Esse concurso é aberto aos fotógrafos brasileiros, portadores de brevet de mergulho autônomo em dia, de qualquer certificadora.

2 - INSCRIÇÃO E REMESSA DOS TRABALHOS:

  1. Inscrições de 1º a 30 de Novembro de 2014
  2. A inscrição será feita através da remessa eletrônica das imagens (www.imagemsub.com.br).
  3. Para se inscrever, após o cadastro no site, entrar em Competições / Inscrições.
  4. As imagens devem ser enviadas na forma de arquivo formato JPG com no máximo 320 kbytes e dimensões exatas de 900 x 600 pixels, para a respectiva categoria em que se inclui a foto (PE- Peixe; ML- Macro Livre; MT- Macro Temática; GA- Grande Angular Ambiente; e GM- Grande Angular com Modelo).
  5. A Inscrição e o envio de fotografias para este Concurso representam a aceitação implícita das normas deste Regulamento Particular, cabendo exclusivamente à Comissão Organizadora suprir os casos omissos.
  6. No caso de fotos obtidas com câmeras que não seguem a proporção de 6x4 (900x600), as imagens para serem inscritas deverão ser redimensionadas para o formato do concurso, pelo uso do menor corte possível, para enquadrá-la ao formato regulamentar.

3 – AS CATEGORIAS:

  1. Categoria Peixe (PE): Foto de um peixe, parte de peixe, peixes ou cardume.
  2. Categoria Macro Temática (MT): Foto de aproximação em que se destaque a temática do ano: "OLHO(s)".
  3. Categoria Macro Livre (ML): Foto de aproximação de qualquer assunto marinho, desde que o assunto principal da imagem não seja peixe ou parte de peixe; e que a foto não apresente, predominantemente, o motivo da categoria Temática.
  4. Categoria Grande Angular Ambiente (GA): Foto da paisagem subaquática natural, incluindo sua fauna e flora, SEM a presença de mergulhadores.
  5. Categoria Grande Angular com Modelo (GM): Foto da paisagem subaquática que inclua a presença de mergulhador(es).

4 - ORIENTAÇÕES E RESTRIÇÕES:

  1. Só serão aceitas fotos obtidas em território nacional brasileiro.
  2. Somente se admite uma foto por autor em cada categoria.
  3. Os metadados ou dados exif da foto não devem ser extraídos do arquivo.
  4. As fotos originais (arquivo original em alta resolução com EXIF) serão requisitados para confirmação de autenticidade, condicionando a homologação do resultado; e não sendo entregue no prazo de 7 (sete) dias da publicação on-line dos resultados, a foto será desclassificada.
  5. As fotografias precisam ser inéditas: não podem ter sido publicadas anteriormente (artigos, revistas ou livros, impressos ou eletrônicos) nem premiadas em outras competições. Galerias pessoais, virtuais, tais como PBase, Flickr, Picasa, Facebook... ou mesmo sites pessoais não estão enquadrados nessa restrição, e não serão considerados como publicações.
  6. O fotógrafo é o único responsável pelas autorizações de uso de imagens de suas modelos e quaisquer outras autorizações relativas às suas imagens, não cabendo nenhuma responsabilização à organização.
  7. O pós-processamento digital só será aceito quando realizado de forma uniforme, sobre toda a imagem (como ajustes de contraste, balanço de branco, correção de saturação e filtro de nitidez). Não serão aceitos tratamentos seletivos, como clarear uma parte e escurecer outra, remover objetos presentes na foto ou fazer reenquadramentos (“crop”: corte e exclusão de áreas da fotografia), que alterem a composição original (salvo na situação já descrita para câmeras que não seguem a proporção 6x4). Em nenhuma categoria serão aceitas fotografias manipuladas mediante técnicas digitais avançadas.
  8. Múltiplas exposições não serão aceitas em nenhuma das categorias.
  9. Não são admitidas fotos com qualquer tipo de identificação sobre a imagem.
  10. Os seguintes comportamentos são completamente proibidos, e se demonstrados nas fotos, resultarão em irremediável e imediata desqualificação: qualquer ação contrária às regras; qualquer forma de deterioração ou poluição do meio-ambiente (os modelos ou pessoas retratadas devem passar um comportamento inquestionável em relação à proteção do meio-ambiente. Ações como tocar, ajoelhar, encostar ou simplesmente posicionar as nadadeiras em direção ao substrato serão penalizadas); submeter imagens expostas por outros fotógrafos; usar criaturas mortas ou artificiais; mover animais vivos ou usar de iscas para atraí-los; fotografias obtidas através de aquários ou tanques artificiais; fotografias de outras fotos ou slides.
  11. Os jurados poderão ter acesso aos portfolios individuais, sendo-lhes facultado o direito de penalizar conjuntos pouco criativos.
  12. A perda de pontos ou mesmo a desclassificação de imagens que não atendam aos requisitos da competição poderá ser feita inclusive no período de 15 dias posterior à divulgação dos resultados.

5 - DESTINO DOS TRABALHOS:

  1. Somente ao final do período de votação, as fotografias inscritas serão expostas numa seção especifica da página da ProAcqua Brasil e da CNFVS, juntamente com o resultado e os nomes dos autores. As fotos enviadas poderão ser expostas e utilizadas da forma como bem entender a CNFVS e/ou ProAcqua, inclusive para ilustrar suas publicações e produtos, sem qualquer reserva de direito autoral nem obrigação pecuniária para com o autor, seus herdeiros e sucessores, que não seja a menção do respectivo crédito do autor.

6 – COMISSÃO ORGANIZADORA E PRÉ-SELEÇÃO DAS IMAGENS:

  1. Havendo um grande número de inscritos, a Comissão Organizadora poderá fazer uma pré-seleção das imagens que serão votadas pelo Júri. Também será função da Comissão Organizadora aplicar penalizações e até desclassificações das fotos que não atenderem ao regulamento ou as expectativas dessa Comissão Organizadora para esse evento nacional. A Comissão Organizadora será constituída basicamente pelo Presidente da CNFVS (Luiz Fernando Cassino) e pelo Presidente da Comissão de Jurados (Laércio Horta). Outras pessoas poderão vir a integrar ou dar suporte a essa Comissão, a critério de seus membros titulares. Em nenhuma hipótese caberão quaisquer recursos das decisões tomadas pela Comissão Organizadora.

7 - ATUAÇÃO DOS JURADOS:

  1. Os jurados do concurso, via internet, atribuirão notas de 01 a 100 a todas as fotos. Para cálculo da pontuação média do júri, para cada foto, a maior e a menor nota serão descartadas. A pontuação final de cada foto será formada por um percentual proveniente da nota média do Júri (45%) e acrescida de bonificação para as dez melhores imagens de cada categoria, segundo a distribuição de pontos pela Série de Fibonacci (55; 34; 21; 13; 8; 5; 3; 2; 1; e 1) respectivamente do primeiro ao décimo colocado de cada categoria. A colocação geral será definida pelo somatório das pontuações finais das fotos inscritas de cada concorrente (soma das 5 categorias).

8 - DA COMPOSIÇÃO DO JURI:

  1. O Conselho de Jurados está descrito no site da CNFVS e é composto por especialistas em Fotosub e autoridades públicas e desportivas convidados pela CNFVS e ProAcqua, do Brasil e do exterior, não cabendo quaisquer recursos de suas decisões.

9 - ENCERRAMENTO DO CONCURSO:

  1. O resultado será proclamado on-line em até 20 dias após a data limite de inscrições.

10 - TITULAÇÃO OFICIAL E DEMAIS PRÊMIOS:

  1. Serão outorgados títulos oficiais pela CBPDS aos vencedores: o Campeão Geral conquistará o troféu intitulado GRANDE PRÊMIO BRASIL PROACQUA DE FOTOSUB; sendo premiados também o segundo e o terceiro na colocação geral.
  2. Também serão atribuídas premiações para as primeiras três colocações em Grande Angular (GA + GM), Peixe (PE) e Macro (ML + MT).
  3. Os primeiros colocados na classificação geral, excluídos aqueles atletas já pre-classificados pelo Ranking Brasileiro de FotoSub, adquirirão o direito de acesso ao Campeonato Brasileiro de Fotografia Subaquática, desde que ingressem no sistema desportivo nacional brasileiro, cumprindo suas normas.
  4. O número de novas vagas abertas para ingressar no Campeonato Brasileiro dependerá da estrutura do local de sua realização, podendo variar de cinco a quinze vagas.
  5. O Campeonato Brasileiro é organizado pela CNFVS/CBPDS e realizado no final do mês de março.
  6. Os resultados passam a ser publicados também no Calendário Nacional Brasileiro do Mergulho, que é aquele acessado através do Ministério do Esporte e Turismo do Brasil.
  7. 50% dos pontos totais obtidos por cada participante desse evento (GP Brasil), contarão para o Ranking Brasileiro de Foto-Sub, participando ou não do Campeonato Brasileiro.

11 - RESPONSABILIDADES:

  1. A CNFVS, a ProAcqua, demais organizadores e patrocinadores, seus dirigentes e os jurados, não tem qualquer responsabilidade por acidentes que os participantes possam eventualmente provocar ou sofrer em função de sua participação no presente certame.

12 - APOIO E PATROCINADORES:

  1. Comissão Nacional de Foto e Vídeo Sub - CNFVS
  2. Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos - CBPDS
  3. Embryo Web Solutions

Versão para impressão

Download da ficha de inscrição

 

 Copyright ® 2004 CNFVS